RÁDIO UNIVERSITÁRIA CECU EAD BRASIL 2010-2018

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segunda-feira, 25 de julho de 2016

CURSO INTENSIVO TÉCNICO EM JORNALISMO DISCIPLINA:  CÓDIGO  0278CECU-FUNDAMENTOS DO JORNALISMO. CARGA HORÁRIA: 120 horas/aulas(um crédito corresponde a 25-30 horas de trabalho). CARGA CRÉDITOS:  4 – ECTS - O Sistema Europeu de Transferência de Créditos.

CURSO INTENSIVO TÉCNICO EM JORNALISMO
PLANO DE CURSO
GRADE CURRICULAR
TÍTULO FINAL “TÉCNICO EM JORNALISMO”


ENTIDADES PROMOVENTES:
INSTITUTO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA
CENTRO DE ENSINO PESQUISA EXTENSÃO E CULTURA
CARGA HORÁRIA: 1500 HORAS.
SISTEMA DE CRÉDITOS
Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS
REGIME EAD E SEMIPRESENCIAL
COORDENADOR:
Professor César Augusto Venâncio da Silva – Jornalista, Registro profissional no Ministério do Trabalho – 2881JP. Especialista. Psicopedagogo pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-Ce. Farmacologista Clínico pela Faculdade ATENEU. Licenciado em Biologia na Universidade Metropolitana de Santos. Escritor com diversos livros científicos publicados. Coordenador.


Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS).


O Sistema Europeu de Transferência de Créditos foi lançado inicialmente, em 1989, como um projeto-piloto no âmbito do Programa Erasmus.
O objetivo na altura era facilitar o reconhecimento dos períodos de estudo efetuado no estrangeiro pelos estudantes de mobilidade através da transferência de créditos.
Enquanto um sistema de transferência, o ECTS disseminou-se por trinta países e foi adotado por mais de mil instituições de ensino superior.
Quarenta Estados aderentes ao Processo de Bolonha identificaram o ECTS como um dos pilares fundamentais do Espaço Europeu de Ensino Superior.
Muitos países já adotaram o ECTS, legalmente, como um sistema de acumulação dentro dos seus próprios sistemas de ensino superior, e outros estão em vias de fazê-lo.
Em alguns países, o ECTS tornou-se um requisito para fins de acreditação.
A Conferência de Zurique sobre Transferência e Acumulação de Créditos, organizada pela Associação das Universidades Europeias, realizada em Outubro de 2002, reafirmou o papel central do ECTS no ensino superior.
O ECTS irá ter um lugar crucial no desenho dos quadros nacionais e europeus de qualificações.
Outros continentes, para além do Europeu, estão cada vez mais interessados em introduzir sistemas baseados no ECTS.
O ECTS torna os programas de estudo inteligíveis e fáceis de comparar.
Pode ser utilizado para todo o tipo de cursos e contextos de aprendizagem ao longo da vida.
Serve para os estudantes, em geral, e para os estudantes de mobilidade: pode funcionar em termos de acumulação de créditos dentro de uma instituição e de transferência de créditos entre instituições.
O ECTS ajuda os estudantes a moverem-se entre países, dentro de um país, cidade ou região, bem como entre diferentes tipos de instituições; pode ser inclusive alargado ao estudo independente e à experiência profissional.
Por todas estas razões o tão conhecido acrônimo “ECTS” remete agora para “Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos”.
O Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos é um sistema centrado no estudante e baseado no volume de trabalho requerido ao estudante para que este alcance os objetivos de determinado programa de estudos.
Estes objetivos são definidos preferencialmente em termos de resultados de aprendizagem e competências.
O ECTS baseia-se no princípio de que 60 créditos medem o volume total de trabalho de um estudante a tempo inteiro.
Na Europa, esse volume de trabalho situa-se entre as 1500 e 1800 horas por ano e nesses casos um crédito corresponde a 25-30 horas de trabalho. Regra geral, 30 créditos equivalerão a um semestre e 20 créditos a um trimestre de estudos.
No ECTS, os créditos apenas podem ser obtidos nos casos em que se verifique a aprovação do estudante nos trabalhos requeridos e uma avaliação correta dos resultados de aprendizagem atingidos.
Resultados de aprendizagem são conjuntos de competências que exprimem o que o estudante deverá saber compreender e fazer depois de completar o processo de aprendizagem.
O volume de trabalho no ECTS consiste no tempo requerido para a realização de todas as atividades de aprendizagem previstas, tais como aulas presenciais, seminários, estudo independente, preparação de projetos, exames, etc.
Os créditos são atribuídos a todas as componentes educacionais de um programa de estudos (unidades curriculares, módulos, estágios, projetos, dissertações, etc.) e refletem a quantidade de trabalho requerido.
O ECTS assenta em três elementos de base: informação (sobre os programas de estudo e os resultados do estudante), acordo mútuo (entre os estabelecimentos parceiros e o estudante) e utilização de créditos ECTS (valores que indicam o volume de trabalho do estudante).
Estes três elementos de base traduzem-se em três documentos-chave, a saber: dossiê de informação, contrato de estudos e transcrição do registro acadêmico.


CURSO INTENSIVO TÉCNICO EM JORNALISMO
DISCIPLINA:  CÓDIGO  0278CECU-FUNDAMENTOS DO JORNALISMO.
CARGA HORÁRIA: 120 horas/aulas(um crédito corresponde a 25-30 horas de trabalho).
CARGA CRÉDITOS:  4 – ECTS - O Sistema Europeu de Transferência de Créditos.
Fundamentos do Jornalismo.
Esta disciplina é parte do curso, a certificação de Técnico em Jornalismo dar-se-á após a conclusão de todas as disciplinas.
EMENTA:
1.         Assessoria de Imprensa.
2.         Comunicação Interna.
3.         Comunicação Organizacional.
4.         Comunicação Pública.
5.         Ética Jornalística.
6.         Conceitos diversos.
7.         Jornalismo Digital.
8.         Radio jornalismo.
9.         Relações Públicas.
10.       Telejornalismo.
11.       Teoria da Comunicação.
12.       Teorias do Jornalismo.
13.       Bibliografia/Links Recomendados.


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