CURSO
INTENSIVO TÉCNICO EM JORNALISMO
PLANO
DE CURSO
GRADE
CURRICULAR
TÍTULO
FINAL “TÉCNICO EM JORNALISMO”
ENTIDADES
PROMOVENTES:
INSTITUTO
DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA
CENTRO
DE ENSINO PESQUISA EXTENSÃO E CULTURA
CARGA
HORÁRIA: 1500 HORAS.
SISTEMA
DE CRÉDITOS
Sistema
Europeu de Transferência de Créditos (ECTS
REGIME
EAD E SEMIPRESENCIAL
COORDENADOR:
Professor
César Augusto Venâncio da Silva – Jornalista, Registro profissional no
Ministério do Trabalho – 2881JP. Especialista. Psicopedagogo pela Universidade
Estadual Vale do Acaraú-Ce. Farmacologista Clínico pela Faculdade ATENEU. Licenciado
em Biologia na Universidade Metropolitana de Santos. Escritor com diversos
livros científicos publicados. Coordenador.
Sistema Europeu de Transferência de
Créditos (ECTS).
O
Sistema Europeu de Transferência de Créditos
foi lançado inicialmente, em 1989, como um projeto-piloto no âmbito do Programa
Erasmus.
O
objetivo na altura era facilitar o reconhecimento dos períodos de estudo efetuado
no estrangeiro pelos estudantes de mobilidade através da transferência de
créditos.
Enquanto
um sistema de transferência, o ECTS disseminou-se por trinta países e foi adotado
por mais de mil instituições de ensino superior.
Quarenta
Estados aderentes ao Processo de Bolonha
identificaram
o ECTS como um dos pilares fundamentais do Espaço Europeu de Ensino Superior.
Muitos
países já adotaram o ECTS, legalmente, como um sistema de acumulação dentro dos
seus próprios sistemas de ensino superior, e outros estão em vias de fazê-lo.
Em
alguns países, o ECTS tornou-se um requisito para fins de acreditação.
A
Conferência
de Zurique sobre Transferência e Acumulação de Créditos, organizada
pela Associação das Universidades Europeias, realizada em Outubro de 2002,
reafirmou o papel central do ECTS no ensino superior.
O
ECTS irá ter um lugar crucial no desenho dos quadros nacionais e europeus de
qualificações.
Outros
continentes, para além do Europeu, estão cada vez mais interessados em
introduzir sistemas baseados no ECTS.
O
ECTS torna os programas de estudo inteligíveis e fáceis de comparar.
Pode
ser utilizado para todo o tipo de cursos e contextos de aprendizagem ao longo
da vida.
Serve
para os estudantes, em geral, e para os estudantes de mobilidade:
pode funcionar em termos de acumulação de créditos dentro de uma
instituição e de transferência de créditos entre instituições.
O
ECTS ajuda os estudantes a moverem-se entre países, dentro de um país, cidade
ou região, bem como entre diferentes tipos de instituições; pode
ser inclusive alargado ao estudo independente e à experiência profissional.
Por
todas estas razões o tão conhecido acrônimo “ECTS” remete agora para “Sistema Europeu de Transferência e Acumulação
de Créditos”.
O
Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos é um sistema centrado
no estudante e baseado no volume de trabalho requerido ao estudante para que
este alcance os objetivos de determinado programa de estudos.
Estes
objetivos são definidos preferencialmente em termos de resultados de
aprendizagem e competências.
O
ECTS baseia-se no princípio de que 60 créditos medem o volume total de trabalho
de um estudante a tempo inteiro.
Na
Europa, esse volume de trabalho situa-se entre as 1500 e 1800 horas por ano e
nesses casos um crédito corresponde a 25-30 horas de trabalho. Regra
geral, 30 créditos equivalerão a um semestre e 20 créditos a um trimestre de
estudos.
No
ECTS, os créditos apenas podem ser obtidos nos casos em que se verifique a
aprovação do estudante nos trabalhos requeridos e uma avaliação correta
dos resultados de aprendizagem atingidos.
Resultados
de aprendizagem são conjuntos de competências que exprimem o que o estudante
deverá saber compreender e fazer depois de completar o processo de
aprendizagem.
O
volume de trabalho no ECTS consiste no tempo requerido para a realização de
todas as atividades de aprendizagem previstas, tais como aulas presenciais,
seminários, estudo independente, preparação de projetos, exames, etc.
Os
créditos são atribuídos a todas as componentes educacionais de um programa de
estudos (unidades curriculares, módulos, estágios, projetos, dissertações,
etc.) e refletem a quantidade de trabalho requerido.
O
ECTS assenta em três elementos de base: informação (sobre os programas de
estudo e os resultados do estudante), acordo mútuo (entre os estabelecimentos
parceiros e o estudante) e utilização de créditos ECTS (valores que indicam o
volume de trabalho do estudante).
Estes
três elementos de base traduzem-se em três documentos-chave, a saber: dossiê de
informação, contrato de estudos e transcrição do registro acadêmico.
CURSO
INTENSIVO TÉCNICO EM JORNALISMO
DISCIPLINA: CÓDIGO
0278CECU-FUNDAMENTOS DO JORNALISMO.
CARGA
HORÁRIA: 120 horas/aulas(um crédito corresponde a 25-30
horas de trabalho).
CARGA
CRÉDITOS: 4 – ECTS - O
Sistema Europeu de Transferência de Créditos.
Fundamentos do Jornalismo.
Esta disciplina é parte do curso, a certificação de
Técnico em Jornalismo dar-se-á após a conclusão de todas as disciplinas.
EMENTA:
1. Assessoria
de Imprensa.
2. Comunicação
Interna.
3. Comunicação
Organizacional.
4. Comunicação
Pública.
5. Ética
Jornalística.
6. Conceitos
diversos.
7. Jornalismo
Digital.
8. Radio
jornalismo.
9. Relações
Públicas.
10. Telejornalismo.
11. Teoria
da Comunicação.
12. Teorias
do Jornalismo.
13. Bibliografia/Links
Recomendados.
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